sexta-feira, 13 de março de 2009

Dat ole box / A velha caixa

Caption: Screens
Legenda: Telas

Mini conto:

Existia vida antes da televisão? Não! Seres humanos foram removidos do dormente fastio da Filosofia, Literatura e Política para sentirem-se vivos e libertos pela barreira vitrificada côncava desse aparelho que troca cabeças por verdades virtuais – ainda temos o poder do liga/desliga?

Short short story:

Was there life before television? No! Human beings were removed from the dormant dullness of Philosophy, Literature and Politics to feel alive and free by the concave vitrified barrier of this device that switches heads for virtual truths – do we still have the on/off power?

5 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que ninguém pergunta à audiência porque ela não exige mensagens mais qualificadas. O povo precisa de proteção. Mas enquanto precisar não a terá. A solução passa pela não necessidade. Talvez seja preciso tirar a responsabilidade de quem oferece e colocá-la no colo de quem a quer assim, tão sem conteúdo. Será que, em assim sendo, a "caixinha" não seria bem mais legal e útil? Não sei, é um debate.

Abraço Lucas,
e parabéns por tuas postanges sempre tão instigantes e profundas.

Cássio Azeredo disse...

Não lembro-me quem disse que logo as pessoas enjoariam de ficar parados em suas casas olhando um objeto de vidro... Grande engano...
Pra mim o problema é que essa mídia não apenas veicula, mas constrói discursos e significados. Um processo de alienação em massa. Não é fácil. Todos os dias, pego minha "mala de ferramentas" e tento transformar essa grande alienação em arte... Te confesso que muitas vezes me sinto impotente... Quando consigo uma pequena conquista, agradeço muito aos Deuses da Arte pela façanha. Grande abraço Lucas, baita postagem, poderíamos passar horas falando sobre isso...

Ramona Reichert disse...

Olá Lucas!
Obrigada pela visita ao meu blog e pela sua opinião!

A "caixinha" em questão é uma dominadora de mentes, formadora de opiniões tendenciosas que surgem pelo interesse de poucos, aliás, ela é um ferramenta de poucos.
Existem tantas coisas lindas e boas no mundo... a caixinha que nos prende horas e horas poderia ser mais positiva! Poderia trabalhar a favor do bem.

Abração Lucas!
Estarei acompanhando tuas postagens, gostei bastante

Repórter Cultural disse...

Com boa certeza, a velha caixa seria de melhor identidade cultural se não tivesse tomado ares tão fortes de diversão tão barata e pequena - o que, infelizmente,é o que produz mais dinheiro, inibindo a transmissão inteligente.



Muito bom, meu amigo.

Felipe Lemos disse...

Essa caixinha, hoje cada vez mais tecnologicamente avançada, é ainda uma prisão para todos aqueles que não conseguem vê-la com olhares críticos.